quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sistema Linfático

Sistema Linfático.

O sistema linfático compõe-se de uma ampla rede de linfáticos distribuídos pelo corpo. No interior desses linfáticos passa a linfa. Além disso, é composto também por linfonodos e outros órgãos linfáticos.
Os vasos linfáticos mais finos têm calibre pouco maior que os capilares sanguíneos. A diferença entre eles é que os do sistema linfático possuem fundo cego, já os sanguíneos, não. Situam-se entre as células dos tecidos, de onde captam líquido tissular que saiu dos capilares sanguíneos, reconduzindo esse líquido para a circulação.
Se o sistema linfático deixar de cumprir sua função, o líquido tissular irá acumular-se nos tecidos, causando inchaços conhecidos como edemas linfáticos.
A linfa é o fluido esbranquiçado que circula no interior dos vasos linfáticos. Ela é composta de leucócitos dos quais quase 99% são linfócitos.
Linfonodos, ou nódulos linfáticos são estruturas em forma de ovo, localizadas em certos pontos do sistema linfático. Cada linfonodo está ligado a diversos vasos linfáticos, que lançam linfa em seu interior. Os macrófagos presentes ao longo dos canais internos do linfonodo envolvem corpos estranhos presentes na linfa e estimulam a multiplicação de linfócitos capazes de combater os corpos estranhos.
No caso de uma infecção, quando a quantidade de corpos estranhos na linfa é grande, a intensa multiplicação de linfócitos faz com que os linfonodos próximos ao local da infecção aumentem de tamanho, formando a íngua.
Os linfonodos localizam-se em posições estratégicas no corpo. Estão presentes no pescoço, axilas e virilhas, com a função de filtrarem a linfa das extremidades do corpo. Já os que ficam na parte do intestino, possuem a função de destruir e reter partículas estranhas que penetrem junto com os alimentos, ou que são produzidas pelas bactérias que vivem no na parte intestinal do organismo.Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário